Hospital Universitário Oswaldo Cruz comemora 137 anos de fundação

 

Nesta quarta-feira (24/11) o Hospital Universitário Oswaldo Cruz comemora 137 anos. O Huoc, como é conhecido, faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco. Fundado em 1884, o hospital é referência estadual para as doenças infectocontagiosas, sendo uma unidade estratégica no enfrentamento das epidemias da varíola, tuberculose, cólera, H1N1. O hospital se reorganizou para apoiar o enfretamento da pandemia da Covid-19. Foi a primeira unidade hospitalar do estado a iniciar assistência especializada à doença.

Como perfil de hospital-escola, tornou-se campo para formação e desenvolvimento do conhecimento, estágio e pesquisa das Faculdades de Ciências Médicas, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, do Instituto de Ciências Biológicas – ICB, da Escola Superior de Educação Física – ESEF e da Faculdade de Odontologia de Pernambuco–FOP e outras instituições de ensino superior e técnico da região. 

O hospital se destaca nas cirurgias de transplante de fígado, plásticas bariátricas nas áreas de oncologia e mastologia e tratamento de doenças infecciosas (doença de Chagas, dengue) e parasitárias, ocupando posições de vanguarda na região Norte/ Nordeste. Além disso, o HUOC fez história no tratamento da raiva humana.

Foi no hospital que aconteceu o segundo caso de cura da doença no mundo e o primeiro registrado no Brasil.