UPE divulga abstenção do SSA 3

A maratona de provas para os 15.465 estudantes inscritos na terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3) terminou nesta segunda-feira (20/12) com um índice de abstenção de 19,59%, o que equivale a 3.029 faltosos do total de candidatos do processo. Não houve eliminação por porte de celular no Recife.

Os candidatos responderam questões das disciplinas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. 

Leia mais...

Série Diálogos promove debate "A Educação Inclusiva no contexto pós-pandemia"

Como encerramento da disciplina Educação Inclusiva do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE), um encontro na terça-feira (21) vai debater o contexto pós-pandemia desta modalidade de ensino.

O evento faz parte da Série Diálogos, projeto coordenado pela professora Rebeca Lins. O acesso é gratuito através do link meet.google.com/dxc-xytz-uyn. O encontro começará às 19h. As palestrantes são as professoras da UPE Patrícia Roberta da Silva e Deliane Macedo.

Segundo a apresentação do projeto, Educação Inclusiva significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. Representa a oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando. A opção por este tipo de educação não significa negar as dificuldades dos estudantes, mas sim, pela ótica da inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade.

DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA – Psicóloga e licenciada em Psicologia (UFPB), com mestrado em Psicologia (UFRN) e doutorado em Psicologia Social (UFPB). É professora adjunta da Universidade de Pernambuco do curso de Licenciatura em Pedagogia e tem experiência e produção na área de Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Positiva e Educação Inclusiva. É a coordenadora do projeto “Universidade Positiva”, que busca promover apoio psicossocial aos estudantes de graduação nos campi Mata Norte e Mata Sul.

PATRÍCIA ROBERTA DA SILVA – Possui graduação em Letras-Inglês (UPE), Pedagogia (UNAR) e em Letras-Libras (UFPB). É intérprete/tradutora de Libras/LP. Especialista em Linguística Aplicada à LP (UPE), Docência em Libras (Univasf), Ensino de LP como segunda língua para Surdos (IFPB). Além disso, é mestranda em Linguística e Ensino (UFPB). É professora do governo do estado, da Especialização de Educação Inclusiva - UPE/Campus Mata Norte e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

"O caminho para ampliar e construir o conhecimento se faz com pesquisa científica" foi o tema da redação do SSA 3

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou a proposta do tema da redação do Sistema Seriado de Avaliação SSA – 3ª fase, cujo primeiro dia de provas acontece na manhã deste domingo (19).

O tema escolhido para os 15.465 candidatos inscritos foi: "O caminho para ampliar e construir o conhecimento se faz com pesquisa científica". O texto de apoio citou uma frase do educador Paulo Freire, que neste ano do seu centenário de nascimento recebeu o título in memoriam de Doutor Honoris Causa da Universidade de Pernambuco. 

Leia mais...

UPE divulga abstenção do primeiro dia de provas do SSA3

Neste domingo (19/12), no primeiro dia de provas da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação 2022 da Universidade de Pernambuco (UPE), 2.315 candidatos faltaram aos testes, o que corresponde a 14,97% do total de inscritos, que foi de 15.465. 

Os candidatos responderam questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia, além da redação. Não houve registro de eliminação por celular.  

Leia mais...

UPE adota formato híbrido para semestre 2021.2, com mínimo de 60% dos componentes curriculares no sistema presencial

Em reunião ordinária conjunta realizada nesta sexta-feira (17), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade de Pernambuco decidiram manter o formato híbrido, com no mínimo 60% de presencialidade, na retomada das aulas para o semestre 2021.2, que ocorrerá entre os dias 21 de fevereiro a 11 de junho de 2022. O índice de 60% será para todos os componentes curriculares (teórico, prático ou teórico-prático) de todos os cursos de graduação presencial.

As coordenações dos cursos devem resguardar a possibilidade de aulas síncronas para os componentes curriculares que assim as demandem, assegurando a compatibilização de horário no planejamento de atividades presenciais e remotas das disciplinas no formato teóricas, práticas ou teórico-prática.

A resolução CEPE 098/2021 estabelece ainda que, de acordo com a legislação vigente, fica assegurado o ensino remoto aos docentes com comorbidades. Os discentes impossibilitados de frequentarem as aulas presenciais, com a devida comprovação médica, terão direito a sistema de acompanhamento especial, cumprindo a sistemática de cada componente curricular e a legislação vigente.