UPE faz reunião com representantes da ANPG

 

A Reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Profª Socorro Cavalcanti, recebeu hoje Vinícius Soares (Presidente da  Associação Nacional de Pós-graduandos – ANPG), que apresentou o Plano Emergencial Anísio Teixeira, para reconstrução nacional através da ciência, com o objetivo de incentivar a formação, retenção e fixação de pesquisadores em todo o território nacional.

Estiveram presentes também o Prof. José Roberto e os representantes da ANPG: Cassio Borges (Tesoureiro), Natalia Trindade (Diretora de Direitos) e Elvis Arruda (Diretor de Universidades Estaduais e aluno da UPE). O Plano faz referência ao Anísio Teixeira, fundador e primeiro presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Plataforma Brazucacia é criada em parceria com departamento de Engenharia da Computação da UPE

 

Essa é a proposta da plataforma digital democrática brazucracia.org criada por um time de brasileiros, franceses, italianos, chilenos, americanos e britânicos que trabalham no Centro de Aprendizado Coletivo da Universidade de Toulouse e do departamento de Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE).

Brazucracia ajuda os cidadãos a criarem o seu próprio plano de governo usando as propostas extraídas dos principais candidatos da eleição brasileira presidencial de 2022, segundo as pesquisas mais recentes. Através da criação desse programa colaborativo, poderemos observar as propostas aceitas pela maioria da população e aquelas mais controversas. As ideias que são extremamente apoiadas por um grupo podem ser as mesmas que são extremamente rejeitadas por outro grupo. Identificar consensos e discordâncias entre as propostas políticas pode trazer clareza e conversas construtivas entre a população, os candidatos e o governo.

Desde 2019, o time Brazucracia desenvolve várias plataformas de participação cívica e digital em diversos países, incluindo França, Chile e Líbano. O grupo de pesquisadores usa os dados coletados pela plataforma para explorar questões sobre teoria da escolha social com ramificações em matemática, sobre como eleições podem ser justas e efetivas e como plataformas podem ser criadas para incentivar participação cívica fluída. Nós podemos fazer mais como cidadãos do que votar?

Brazucracia não pretende apoiar nenhum candidato, partido ou representação. Brazucracia é uma plataforma aberta à participação coletiva que implementa ao máximo a imparcialidade em sua concepção e desenvolvimento. A plataforma é aberta e democrática para que os interessados construam juntos um plano de governo elencando suas preferências e prioridades.

O projeto foi aprovado pelos comitês de ética pela Universidade de Toulouse (Instituto de Estudos Avançados) na França e pela Universidade de Pernambuco no Brasil.

Participe você também da plataforma Brazucracia no link: brazucracia.org

UPE promove V Fórum de Segurança e Saúde do Trabalhador

 

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade de Pernambuco (Prodepe/UPE) promoveu, na última quarta-feira (28/10), no auditório da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) o “V Fórum de Segurança e Saúde do Trabalhador”. O encontro contou com a presença da comunidade acadêmica, alunos, servidores. A discussão do evento girou em torno do tema“ Hospitais em Alerta”.

“Parabenizo essa iniciativa tão grandiosa. É preciso reconhecer a importância do cuidado com o nosso servidor. Trabalhamos para isso, para oferecer melhores condições de trabalho, qualidade de vida”, disse a vice-reitora da instituição, professora Vera Gregório.

A programação contou com a palestra do infectologista, Rafael dos Anjos que falou sobre a varíola dos macacos. A mediação foi da professora Letícia Mulatinho. Uma mesa redonda abordou a “segurança contra incêndio” com a presença dos debatedores, o engenheiro de segurança, Alfredo José Batista (causas do incêndio: como reconhecer e evitar), a arquiteta Fernanda Figueiredo  (inspeção predial dos sistemas de combate à incêndio), o advogado Arthur Monteiro (responsabilidade civil e criminal da prevenção de incêndios) e o capitão Werben Nascimento (equipamentos de proteção e primeiros socorros em caso de incêndios). A mediação ficou a cargo da professora Elizabeth Amorim. 

Leia mais...

UPE divulga resultado preliminar da mobilidade interna com ingresso em 2022.2

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco, através da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) e da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA), divulgou o resultado preliminar da mobilidade interna para os cursos de graduação da UPE com ingresso em 2022.2.

Os candidatos que desejarem interpor recurso, devem fazer no período de 01/10/2022 a 03/10/2022, através do e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., conforme normas do Edital. 

Leia mais...

UPE, Univasf, Uneb, IFSertãoPE e Facape renovam Cooperação Técnica do Programa de Mobilidade Estudantil InterIES

A Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e a Faculdade de Petrolina (Facape) assinaram, na tarde desta quarta-feira (28), o convênio de cooperação técnica para renovação da mobilidade estudantil na graduação por meio do Programa de Mobilidade InterIES. A cerimônia de assinatura do convênio ocorreu no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA).

Participaram da solenidade a reitora da UPE, Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti; o vice-reitor da Univasf, Roberto Jefferson Bezerra do Nascimento; a reitora do IFSertãoPE, Maria Leopoldina Veras Camelo; a reitora da Uneb, Adriana dos Santos Marmori Lima; e a diretora presidente da Facape, Larissa Fernandes Soeiro. 

Leia mais...